DM Dicas do MÍs

Multicaixa

"Use-o bem para evitar dores de cabeça!"

Você tem uma conta bancária? Então é bem provável que você tenha um cartão Multicaixa. Ele é um produto que os bancos disponibilizam aos seus clientes para permitir que a pessoa tenha a possibilidade de realizar compras, pagamentos, levantamentos e dispor de muitos outros serviços em qualquer parte do território nacional, 24 horas por dia. 

Podemos dizer então que ter um cartão Multicaixa pode ajudar-nos em várias situações do dia-a-dia. Mas se não tomarmos cuidado com a sua utilização poderemos vir a ter muitas dores de cabeça! A que dores de cabeça nos estamos a referir? Estamos a nos referir as dores de cabeça causadas pela perda do dinheiro que tanto suor nos custou a ganhar. Mas será possível perder o nosso dinheiro ao usar o cartão Multicaixa? Sim, se não soubermos nos proteger poderemos vir a perder todo o nosso dinheiro, e não haverá paracetamol que sirva para curar essa dor de cabeça.   

Para ajudar a prevenir essa situação, e para manter seguro o seu dinheiro,  preparamos algumas sugestões: 

  • Nunca guarde o seu PIN junto do cartão Multicaixa.
  • Nunca peça ajuda a ninguém para realizar qualquer operação no ATM*, nem mesmo consulta de saldo. 
  • Nunca dê o seu cartão Multicaixa e PIN a ninguém para ir fazer movimentos, quer seja familiar ou amigo. Se por motivos de força maior tiver de o fazer, se possível, no mesmo dia, vá um ATM e faça a alteração do seu código PIN e consulte o seu extrato bancário para ver os movimentos que foram feitos.
  • Ao fazer compras numa loja ou supermercado, fique sempre atento ao seu cartão, e se lhe pedirem para passar o cartão em outra máquina, só aceite se vir que ouve erro (operação anulada/cancelada) com a operação na máquina inicial. 
  • Ao utilizar um TPA# verifique sempre o valor introduzido na máquina para não pagar nem a mais nem a menos do que o valor real da sua compra.
  • Se o seu cartão Multicaixa for capturado, mas tem a certeza de que estava a utilizar o PIN correcto, vá imediatamente ao seu banco para saber se aquele era realmente o seu cartão, ou se ele foi trocado.
  • Guarde os números de apoio que aparecem na parte de traz do seu cartão Multicaixa, e comunique-os de imediato em caso de perda, roubo ou furto.

 

Lembre-se que o cartão Multicaixa é pessoal, e não deve ser entregue a mais ninguém. É importante saber também que infelizmente, há várias pessoas que se especializaram em fraudes/roubos com cartões Multicaixa, e ficam nas filas dos Multicaixas somente para poderem se aproveitar de pessoas distraídas e das que gostam de pedir ajuda para fazer operações no ATM trocando os seus cartões, e causando grandes prejuízos.  E não se esqueça, nos casos de má utilização do cartão Multicaixa, a responsabilidade é inteiramente sua, por isso proteja-se!

O cartão é seu, a responsabilidade pela utilização também! 

*ATM(Caixa Automático) também conhecido como máquina de Multicaixa

#TPA (Terminal de Pagamento Automático) aparelho utilizado para fazer pagamento nas lojas, supermercados, postos de abastecimento de combustível e outros

Esperamos que essa dica tenha sido bastante útil, e especialmente que de alguma forma o (a) tenha ajudado. Esteja a vontade para compartilha-lha nas redes sociais.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor entre na pagina "Contacto" e preencha o formulário electrónico, e teremos todo o prazer em lhe prestar a ajuda necessária.

 

Reveja abaixo as Dicas dos meses anteriores

KIXIKILA

PRIMEIRO PASSO

SALÁRIO, COMO USA-LO BEM?

NEM TUDO O QUE BRILHA É OURO

QUERIDO AMIGO... QUERIDO INIMIGO...

PORQUE DEVEMOS APRENDER A POUPAR?

COMO CONSEGUIR POUPAR EM CUIDADOS DE SAÚDE - 1

COMO CONSEGUIR POUPAR EM CUIDADOS DE SAÚDE - 2

MAS... AONDE É QUE FOI O DINHEIRO?