DM Dicas do MÍs

Porque devemos aprender a poupar?

"Grão a grão, a galinha enche o papo"

Lembra desse provérbio popular?

Ele é muito antigo, mas se posto em prática podemos ter certeza que é muito valioso e bastante actual. E no que as finanças diz respeito, ele pode nos ajudar a evitar dores de cabeça no futuro, por falta de dinheiro.

Esse provérbio nos ensina que para "termos o papo cheio", tal como acontece com a galinha, não significa que vamos "comer de uma só vez", isto é, se formos fazendo alguma poupança independentemente do valor, poderemos conseguir certa folga financeira, e resistir a muitos dos imprevistos da vida sem que seja necessário estarmos constantemente a passar por apertos e suspiros.

O dia 31 de Outubro que está aí a caminho, é o dia internacionalmente dedicado a poupança, ele foi instituído há sensivelmente 94 anos, em 1924, no primeiro Congresso Internacional sobre a Economia que foi realizado na cidade de Milão, e nas próximas Dicas do Mês iremos dar algumas sugestões práticas para que consiga poupar com várias coisas do nosso dia-a-dia.

Você tem uma poupança?  

A poupança é importante por muitos motivos, e vamos aqui mostrar alguns dos benefícios que terá à curto, médio e longo prazo se começar a amealhar "grão a grão" já a partir de hoje!

  • Quem se esforça em fazer poupança consegue atingir os seus objectivos pessoais e familiares com muito mais facilidade
  • Se tivermos o hábito de fazer poupança dificilmente teremos de estar constantemente a fazer dívidas, e dívidas essas que na maior parte dos casos são cobradas com juros altíssimos
  • Poupar permite que a pessoa tenha um pouco de mais segurança caso venha a perder o emprego ou se confronte com algum problema sério de saúde na família
  • Por ter o hábito de poupar vai conseguir ficar tranquilo quando começarem a surgir imprevistos comuns a todos nós como perda do telefone, compra de bateria nova para o carro, furo de pneu, ter de comprar roupa e calçados novos devido ao rápido crescimento dos filhos, entre outros. 

Com isso em mente, faça esforços para começar a poupar já!

Porque "só conseguirá encher o papo se aproveitar bem, e não desperdiçar nenhum dos seus grãos".

 

Esperamos que essa dica tenha sido bastante útil, e especialmente que de alguma forma o (a) tenha ajudado. Esteja a vontade para compartilha-lha nas redes sociais.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor entre na pagina "Contacto" e preencha o formulário electrónico, e teremos todo o prazer em lhe prestar a ajuda necessária.

 

Reveja abaixo as Dicas dos meses anteriores

KIXIKILA

PRIMEIRO PASSO

SALÁRIO, COMO USA-LO BEM?

NEM TUDO O QUE BRILHA É OURO

QUERIDO AMIGO... QUERIDO INIMIGO...