DM Dicas do MÍs

Primeiro Passo!

Poucas coisas na vida são tão marcantes como acompanhar os primeiros passos de um filho, de um irmão mais novo, de um neto ou de um sobrinho. E a verdade é que o primeiro passo é sempre acompanhado de vários tropeços (quedas). E as quedas vão continuar até chegar o momento em que a criança aprenda a andar sozinha e consiga marcar passos firmes.

Assim, a medida que nós crescemos, o primeiro passo em cada direcção que damos, em cada caminho que escolhemos, vai ditar muito daquilo que será o nosso amanhã. Na Dica deste Mês vamos falar sobre o primeiro passo no que ao empreendedorismo diz respeito.

Muitas são as pessoas que almejam montar um negócio próprio, mas ficam com receio de dar o primeiro passo, porque alguns julgam que não vai dar certo, e outros continuam na infinita espera de montar um negócio que proporcione rendimentos de cifras muito elevadas.

Se estiver num desses dois grupos, o que poderá aprender do primeiro passo dos bebés?

Sem marcar o primeiro passo não se aprende a andar, e nunca estaremos preparados para arriscar fazer uma caminhada! Nós não nascemos a andar, e algumas crianças encontram o equilíbrio e conseguem andar mais rápido que as outras. De modo similar, se estiver a pensar montar um negócio mas tem muitas reticências, lembre-se:

  • Se não der o primeiro passo no caminho da materialização do seu projecto, ele não vai ganhar vida sozinho, por isso tente.
  • Tal como o bebé que está a aprender a andar, você também terá algumas quedas até conseguir encontrar o seu equilíbrio, então encare o fracasso como uma ajuda que lhe garantirá o aprendizado por meio da experiência, e permita que essa experiência adquirida te torne cada dia melhor e mais capacitado para continuar a desenvolver competências/habilidades.
  • Lembre também que o tempo não é um recurso renovável, e que quanto mais tarde começar a marcar os passos, mas tempo levará a chegar ao objectivo.

Esperamos que essa dica tenha sido bastante útil, e especialmente que de alguma forma o (a) tenha ajudado. Esteja a vontade para compartilha-lha nas redes sociais.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor entre na pagina "Contacto" e preencha o formulário electrónico para entrarmos em contacto consigo.