DM Dicas do MÍs

Como conseguir poupar em cuidados de saúde?

Parte 1

"Nós somos o que comemos!"

Todos nós queremos ser saudáveis, e também queremos que as pessoas que amamos tenham sempre boa saúde, porque só assim poderemos passar bons momentos juntos e criar muitas memórias. 

Mas muitas vezes não nos lembramos da importância que os alimentos que comemos têm na nossa saúde. Eles definem o nosso hoje e o nosso amanhã no que a saúde diz respeito, daí a necessidade de prestarmos cada vez mais atenção aos nossos hábitos alimentares. Durante a infância talvez já tenha ficado surpreso com a dieta prescrita por um médico a algum membro da sua família, e os profissionais da saúde fazem essas prescrições, porque a nossa saúde não depende dos medicamentos, mas sim dos alimentos, que fornecem tudo o que o nosso corpo precisa para fortalecer e manter o bom funcionamento do sistema imunológico.

A boa alimentação ajuda a prevenir várias doenças, como a anemia, doenças cardíacas, doenças dentárias, obesidade, cancros, diabetes, tromboses (AVC) e muitas outras.

Como é a sua alimentação? Ela vai lhe ajudar a economizar ou a ter muitos gastos com a saúde no futuro?  

Preparamos algumas sugestões que valem para pessoas de todas as idades.

  • Coma fruta todos os dias. Sempre que possível substitua os doces (rebuçados, chupa-chupa, etc) pelas frutas. Elas têm frutose, que é o açúcar natural da fruta, e fornecem ao organismo um vasto leque de minerais, vitaminas, fibras, bem como nutrientes que o nosso corpo necessita.
  • Esforce-se para fazer as refeições nas horas certas, isso ajuda e prevenir o surgimento de doenças do estômago. 
  • No que toca a bebidas, beba mais água. 60% do nosso corpo é constituído por água! Ela limpa os intestinos, ajuda a expulsar as toxinas indesejadas, previne o aparecimento de pedras nos rins, influencia no bom funcionamento de órgãos essenciais como o cérebro, pulmões e fígado. 
  • Coma mais legumes e cereais, eles são uma boa fonte de carboidratos, inúmeros nutrientes e diversos compostos importantes para a saúde. 
  • Para quem tem dificuldades para conseguir o que comer devido a situação financeira, seria bom optar pelas sopas, especialmente as de legumes. A sopa é um prato muito nutritivo que não precisa de ter o peixe ou a carne como acompanhante. Para além do arroz, inclua na sua dieta alimentos nutritivos e de baixo preço como o feijão, batata-doce, inhame, couve, repolho, catato (tem 2 vezes mais proteína do que a carne), e outros. Se possível aproveite sempre as frutas da época, aparecem em grandes quantidades e são mais baratas.

 

Lembre-se que uma alimentação equilibrada e saudável tem muita influência na redução dos custos com saúde, por isso não custa nada reeducar o organismo e ganhar novos hábitos alimentares desde já.

Boa poupança e bom apetite! 

 

Esperamos que essa dica tenha sido bastante útil, e especialmente que de alguma forma o (a) tenha ajudado. Esteja a vontade para compartilha-lha nas redes sociais.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor entre na pagina "Contacto" e preencha o formulário electrónico, e teremos todo o prazer em lhe prestar a ajuda necessária.

 

Reveja abaixo as Dicas dos meses anteriores

KIXIKILA

PRIMEIRO PASSO

SALÁRIO, COMO USA-LO BEM?

NEM TUDO O QUE BRILHA É OURO

QUERIDO AMIGO... QUERIDO INIMIGO...

PORQUE DEVEMOS APRENDER A POUPAR?