DM Dicas do MÍs

Salário, como usa-lo bem?

O salário é o ordenado, vencimento ou remuneração regular, atribuída geralmente de 30 em 30 dias ao funcionário pelo exercício das suas funções.

Se você é trabalhador, talvez a melhor época do mês para si seja certamente o fim ou o princípio do mês, que é o período em que geralmente se recebe o salário. Mas será que você usa bem o seu salário? Essa pergunta pode parecer estranha, mas a resposta a ela é fundamental para saber se você sempre terá capacidade de pagar  as suas despesas correntes, alguma despesa não esperada, pagar as suas dívidas na hora certa, e também saber se você pode fazer planos para o futuro. 

Muitas pessoas gastam o salário todo antes mesmo de o receberem por causa de dívidas e dos Kilapes, e são forçadas a recorrer a mais dívidas (em muitos casos com cobrança de juros), para poderem custear as suas despesas básicas. O que você acha, será que essa situação revela boa utilização do salário? 

Para usar bem o salário é importante que nos lembremos do seguinte ditado: "Melhor Prevenir que Remediar" , e assim poderemos evitar muitas dores de cabeça por falta de dinheiro. 

Então como podemos nos prevenir de modos a usarmos bem o salário?

  • Resista a tentação de receber/comprar coisas só porque poderá pagar depois em uma, duas ou mais prestações
  • Primeiro pense bem no que realmente precisa e depois decida o que deve comprar
  • Crie o hábito de manter um registo escrito (orçamento) de todas as suas despesas
  • Aprenda a distinguir desejos de necessidades reais
  • Antes de comprar tire tempo para pesquisar os melhores preços

 

Esperamos que essa dica tenha sido bastante útil, e especialmente que de alguma forma o (a) tenha ajudado. Esteja a vontade para compartilha-lha nas redes sociais.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor entre na pagina "Contacto" e preencha o formulário electrónico, e teremos todo o prazer de entrar em contacto consigo.